Início>Blog>Lute como Uma Mulher: Lute como a Natsumi
Lute como Uma Mulher: Lute como a Natsumi
Publicado em 26/10/2025 por Lili Ahn
Esse é o OITAVO post dessa série, que marca a volta do nosso Blog interagindo com atletas que praticam artes marciais Japonesas e mudaram as suas vidas quando decidiram fazer aquela aula experimental que a gente fica ensaiando para ir.
O intuito dessa série é interagir com Mulheres, trocando experiências, se conectando e mostrando que Dojo é sim lugar de Mulher! Bora inspirar meninas e mulheres a saírem da zona de conforto e interagir com outras mulheres que dividem experiências similares.
Hoje a nossa Série fala com a Atleta Natsumi Maeoka Aka Ashi, ela tem 13 anos e esse ano vamos acompanhá-la em Mar de Plata, aonde ela vai Representar o Brasil pela Selação Brasileira de Kendo no Campeonato Latino Americano de Kendo, que vai acontecer em Novembro de 2025.
"Eu sou estudante do oitavo ano, gosto muito de ciências, e além do kendo gosto de voley, mas também já pratiquei taekwondo, e cheguei na faixa verde. Gosto muito de animes e mangás também, tanto de assistir quanto de desenhar. Em casa todo mundo treina, meu pai, meus irmãos, e até minha mãe já treinou, mas hoje ela já não treina mais."
A Natsumi já RESPIRAVA KENDO antes de nascer, ela tem até fotos da mão grávida na arquibancada torcendo pelo Diego seu pai em um Campeonato em São Paulo. Depois, quando ela fez 5 anos ela começou a treinar no Dojo que eles treinam atualmente, logo no ano em que foi fundado: Associação AKa Ashi Kendo e Iaido
Ela diz que quando ela era pequena só tinha a mãe dela treinando de mulher, também não tinham crianças pequenas, mas mesmo assim ela achava super divertido: "parecia coisa de desenho, tipo das Tartarugas Ninja" Hoje ela participa de diversos eventos como treinos especiais, campeonatos e seminários.
Ela afirma que o Kendo a ajuda a ser uma pessoa mais sociável e que também traz calma quando ela mais precisa.
Ela deseja que mais meninas e mulheres treinem Kendo, que tenhamos mais Seminários com Senseis mulheres e voltados para mulheres e meninas, assim teremos mais gente para compor chaves em campeonatos na categoria feminina.
Para quem está começando ou ainda vai começar:
"Não desista, é cansativo mas é muito legal. E quando começar a lutar, não segura a mão com ninguém, bate firme."
A gente vai torcer MUITO por você Natsumi! Estamos muito felizes em ter você representando a nossa Bandeira Brasileira. Acompanhamos a sua Trajetória junto com seu Pai desde o comecinho e se a gente tá emocionado, IMAGINE ELE!!! Estaremos la na arquibancada para assistir você dando o seu melhor, ORGULHOSOS nós já estamos, pode ter certeza!
Não deixe de acompanhar as Transmissões das lutas do Campeonato Latino Americano dias 14 e 15 de Novembro. Acompanhe também o nosso instagram: estaremos lá em Mar del Plata para torcer muito pelo Brasil.