Início>Blog>Lute Como Uma Mulher: Lute como a Tiemi
Lute Como Uma Mulher: Lute como a Tiemi
Publicado em 17/01/2026 por Lili Ahn
Esse é o 9o. post dessa série, que marca a volta do nosso Blog interagindo com atletas que praticam artes marciais Japonesas e mudaram as suas vidas quando decidiram fazer aquela aula experimental que a gente fica ensaiando para ir.
O intuito dessa série é interagir com Mulheres, trocando experiências, se conectando e mostrando que Dojo é sim lugar de Mulher! Bora inspirar meninas e mulheres a saírem da zona de conforto e interagir com outras mulheres que dividem experiências similares.
Hoje a nossa Série fala com a Atleta 1o Dan Tiemi Tamaki, ela tem 40 anos e treina há 2 anos e 10 meses na AKK (@kendo.Kagawa) na em SP.
"Eu comecei a treinar por influencia do meu irmão no interior de São Paulo. Na cidade de Pereira Barreto. Me interessei em querer fazer Kendo quando vi o meu irmão fazendo pedido para minha mãe e ela me disse você pode até entrar mas não pode sair. Foi quando conheci o meu marido que fez kendo comigo mas não ficou muito tempo pois teve que mudar para São Paulo. Desde então tenho praticado kendo até meus 16 anos quando tivemos que mudar para o mato grosso. No Mato Grosso treinei um período de 1 ano com o Sensei Luna e depois fiquei parada um bom tempo. Reencontrando o meu marido acabamos voltando a treinar kendo e até hoje praticamos juntos."
Quando ela começou tinham muitas mulheres em Pereira Barreto treinando mas com o tempo elas foram desistindo. Atualmente na AKK tem bastante mulheres, e muitas participam de Campeonatos, inclusive a Tiemi, que já é figurinha marcada em Campeonatos tanto da CBK quanto da FPK.
Ela afirma que cada vez mais pode se perceber a presença de mulheres no Kendo, o que a deixa muito animada!!
Ela deseja que mais meninas e mulheres treinem Kendo, que não desistam nunca! E ainda afirma: "LUTE SEM MEDO!" por mais que seja difícil.
Para quem está começando ou ainda vai começar:
"Aconselho a não desistir, apesar de ser um esporte bem intenso, o kendo ensina a ter disciplina, resistência e persistência."